Calculando a umidade relativa do ar
Calculando a umidade relativa do ar
Provavelmente você já assistiu a previsão do tempo em algum telejornal e certamente ouviu a expressão umidade relativa do ar. E pode ter ficado na dúvida, pensando do que se tratava, já que não é comum aprender isso na escola. Vamos explicar como é feito este cálculo e dar uma dica para manter a umidade de acordo com o recomendado.
Umidade relativa do ar? O que é?
A relação entre a quantidade de água existente no ar, a umidade absoluta, e a quantidade máxima que poderia existir na mesma temperatura é conhecida por umidade relativa do ar. É considerada um dos indicadores utilizados por meteorologistas para fazer as previsões do tempo, indicando se vai chover ou vai dar calor.
Como é realizado este cálculo?
O cálculo é realizado pela razão entre o percentual de água que existe no ar e o percentual de saturação. Se estiver marcando 30ºC, então podem existir no máximo 4% de moléculas de água como vapor, se existir 3%, a umidade relativa será de 75%, se houver 2% de água, então será 50%.
Quanto maior for a temperatura, menos moléculas de água vão existir no ar, fazendo com que a umidade seja menor. O higrômetro é um equipamento que faz este cálculo instantaneamente, basta ativá-lo, esse tipo de equipamento ajuda nos estudos do clima e pode ser usado em ambientes fechados.
Mas qual é a umidade relativa do ar correta?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a umidade relativa do ar varie entre 50% e 60%, não trazendo malefícios para a saúde. No inverno, em épocas de seca, é comum que os níveis fiquem abaixo dos 30%, o que traz perigos para a saúde.
Acima de 65% as bactérias já começam a ganhar força, assim como fungos e outros microrganismos. Eles tendem a se proliferar em ambientes muito úmidos.
Como continuar mantendo a umidade controlada?
Você já entendeu como é definida a umidade relativa do ar, agora vamos falar sobre aparelhos que podem garantir o seu controle. Um equipamento chamado desumidificador de ar é capaz de trabalhar em locais muito úmidos, enquanto os umidificadores são para ambientes demasiadamente secos.
Os dois tipos de equipamentos possuem fácil transporte, assim é possível carregá-los dentro de uma casa. São bons para as empresas, preservando documentos e máquinas. Ainda contribuem para a saúde, evitando o surgimento de bactérias, quando está muito úmido, ou ressecamento, no seco.
Onde eu encontro o melhor desumidificador de ar?
A Maxi é uma empresa referência na revenda de desumidificadores de ar. Possuímos diferentes modelos, que garantem a umidade controlada nos mais variáveis ambientes.
Caso seja úmido demais, oferecemos a solução. Veja qual o melhor Desumidificador de ar para o seu caso.